Ventosaterapia

O QUE É

A Ventosaterapia é muito utilizada na prática da Medicina Tradicional Chinesa, normalmente utiliza um “globo” de vidro ou acrílico para criar um “vácuo” localizado fazendo uma baixa pressão dentro deste recipiente, o que gera a sucção da pele e músculos do paciente. A técnica auxilia no alivio das tensões e na melhora da circulação sanguínea, bem como, na liberação das toxinas. 

Cabe salientar que a aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura (avermelhado / roxeado) na pele aonde esta foi sugada. Isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial. Deve-se observar ainda que se a marca for muito profunda, as ventosas não devem ser colocadas novamente nesse local, enquanto a marca subsistir. Destaca-se ainda que o paciente deve evitar exposição das marcas ao sol.

Pode-se utilizar a ventosa para produzir o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, por exemplo as costas. Em caso da técnica de ventosas fixas as mesmas devem ser deixas no local somente até haver congestão loca (geralmente de 3 a 15 minutos).


BENEFÍCIOS

 

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas; inchaço nos braços, pernas ou pés; dor nas articulações. É um excelente tratamento para a celulite.

 

Isso porque as ventosas promovem: o aumento da circulação sanguínea local; fortalece os vasos sanguíneos; aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações; eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho; relaxar e acalmar o corpo e a mente.

 

CONTRAINDICAÇÃO:

Casos em que há alergia na pele, inflamação ou ulceras; febre alta; cólica; convulsões; áreas com fragilidade muscular. Em gestantes, deve-se evitar o abdômen e a área lombar. 

 

Contribuição Paulo Valle, Biomédico CRBM 8530 e Terapeuta.



TerapiasBR: https://www.terapiasbr.com.br/terapeuta/paulo-valle

Instagram: https://www.instagram.com/paulovalle.mtc/

 




ATENÇÃO: As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico. 

 







 

 

Palavra-chave:

Terapia Holística, Terapias Alternativas, Espaço Holístico, Místico, Meditação, Saúde, Corpo, Mente e Espírito Espiritualidade, Cura, Expansão da Consciência, Ascensão Consciencial, Auto Conhecimento, Despertar Cósmico, Auto Crescimento, Cura Quântica. 

 

Terapeutas especialistas em Ventosaterapia

Marina Barretos

Goiânia - GO